Blog

Espaços flexíveis na escola: afinal, o que isso significa?

Iluminação, acústica, disposição dos móveis, cores, organização espacial… o que tudo isso tem a ver com educação? O super bem-sucedido sistema educacional da Finlândia, por exemplo, possui o mantra: “uma arquitetura melhor contribui para uma melhor experiência escolar”. Nos últimos anos, o termo classroom design tem ganhado força apoiado por pesquisas que mostram o impacto significativo que o espaço de aula exerce sobre o progresso acadêmico das crianças. Continuar lendo “Espaços flexíveis na escola: afinal, o que isso significa?”

OEBi IX Sports Festival

Esta semana acontece a 9ª edição do OEBi Sports Festival, uma grande celebração com as escolas bilíngues associadas. Mais de 1000 crianças, que irão participar entre os dias 20 e 28 de maio desta grande celebração, aprendendo e valorizando 5 importantes princípios: friendship, tolerance & respect, teamwork, Fairplay, cooperation & fun = )

Continuar lendo “OEBi IX Sports Festival”

O que é mindfulness e o que ele tem a ver com as crianças?

Em fevereiro deste ano, o governo britânico anunciou a implementação de um amplo estudo sobre o bem-estar de estudantes a partir da prática do mindfulness, que passa a integrar o currículo de pelo menos 370 instituições de ensino. O objetivo desta iniciativa é reduzir os níveis de estresse e ajudar crianças e adolescentes a lidar com sentimentos e desafios. Continuar lendo “O que é mindfulness e o que ele tem a ver com as crianças?”

Sustentabilidade na escola

Sustentabilidade é um conceito com sentidos amplos, que pode e deve estar presente tanto nas práticas educacionais como na gestão das escolas. Quando nos perguntamos sobre que mundo queremos para o futuro de nossas crianças, acreditamos que essa não pode ser uma questão retórica: esse mundo deve ser construído por meio das experiências que meninos e meninas vivem ao longo de sua escolaridade. Continuar lendo “Sustentabilidade na escola”

OEBi fecha parceria com Instituto Fazendo História

A Organização das Escolas Bilíngues (OEBi) fechou uma importante parceria com o Instituto Fazendo História (IFH), organização não-governamental que atua há mais de 10 anos no desenvolvimento de crianças e adolescentes que vivem em abrigos. Hoje em São Paulo existem cerca de 180 abrigos. O IFH está presente em 70 desses abrigos e conta com o auxílio de aproximadamente 800 voluntários. Continuar lendo “OEBi fecha parceria com Instituto Fazendo História”

A criança, a primavera e a percepção do tempo

Com a chegada da primavera o entorno se colore e se perfuma com as flores. Os pássaros cantam preenchendo o dia com sua melodia. E as crianças saltitam com alegria a brincar nos dias agradáveis de primavera. Todos sentem a chegada da primavera com alegria depois do inverno que tipicamente tem clima que traz maior recolhimento. Continuar lendo “A criança, a primavera e a percepção do tempo”

Férias escolares e volta às aulas

O período de férias escolares muitas vezes é encarado pelas famílias como um momento desafiante, no qual tentam conciliar o trabalho, os cuidados com a criança e atividades de lazer e descanso para a família toda. Algumas famílias não conseguem fazer o período de férias do trabalho coincidir com o período de férias da escola, especialmente pelo fato da criança ter férias duas vezes por ano, enquanto os adultos têm apenas 30 dias. Continuar lendo “Férias escolares e volta às aulas”

EXISTE UMA IDADE CERTA PARA COMEÇAR O ESTUDO BILÍNGUE?

A dúvida sobre quando inserir a criança no ensino da segunda língua permeia a cabeça de muitas famílias. Ao fazer uma pesquisa na internet, você provavelmente encontrará diversas opiniões, tanto a favor quanto contra.

Continuar lendo “EXISTE UMA IDADE CERTA PARA COMEÇAR O ESTUDO BILÍNGUE?”

Sobre o uso e ensino de tecnologias nas escolas

Na década de 90 foram instituídas as primeiras aulas de computação nas escolas brasileiras, em que os alunos aprendiam noções básicas do uso do computador. Naquela época as escolas pioneiras montavam grandes salas com um computador para cada aluno ou cada dupla de trabalho. Com o rápido avanço tecnológico, logo essas aulas tornaram-se obsoletas e a sala repleta de computadores deixou de ser interessante. Continuar lendo “Sobre o uso e ensino de tecnologias nas escolas”

Educação Socioemocional

Habilidade socioemocinal é um termo relativamente novo, mas que se torna cada vez mais frequente quando pensamos sobre educação. O que ele quer dizer? Educação sociemocional é a promoção e incentivo do desenvolvimento da capacidade de utilizar habilidades que permitam aos alunos (ou qualquer outra pessoa) integrar conhecimentos, atitudes e comportamentos para resolução de problemas.

Continuar lendo “Educação Socioemocional”