Blog

Bilinguismo

O bilinguismo sempre levantou dúvidas e diversos debates sobre seus benefícios e malefícios. Acreditava-se que crescer com duas línguas podia ser prejudicial à criança, trazendo-lhe mazelas linguísticas e algum outro comprometimento mental. Mas nos últimos 30 anos pesquisas têm mostrado que o aprendizado de línguas tem um impacto positivo na formação cerebral.

Muitos estudiosos defendem que o esforço mental que pessoas bilíngues fazem para usar diferentes línguas é responsável pelo fortalecimento das funções cognitivas e que pode até mesmo proteger o cérebro em idade mais avançada. No entanto, outros rebatem tal afirmação, dizendo que a ciência não é capaz de mostrar resultados eficazes.

Mas há um consenso entre eles de que há vantagens no bilinguismo para as funções cognitivas e também para funções culturais e sociais. Segundo Pasi Sahlberg, um dos protagonistas da política educativa que fez das escolas da Finlândia um exemplo internacional, “Quem aprende línguas estrangeiras, terá um cérebro preparado para aprender qualquer outra coisa”. Ele acredita que o sucesso de seu país está ligado à importância do aprendizado de outras línguas, já que essa é uma ferramenta de equidade, de oportunidade de acesso.

Baseada na minha experiência como educadora bilíngue por quase 20 anos, mãe de uma criança bilíngue e agora voluntária de uma ONG que vê no ensino de um idioma estrangeiro a possibilidade de equidade e empoderamento, a educação bilíngue pode ser considerada como vantagem para as crianças que aprendem uma segunda língua.
Vivo essa realidade diariamente e vejo o desenvolvimento e a aquisição da linguagem acontecerem de forma natural e contextualizada. Quando uma criança ingressa na escola bilíngue com dois anos, por exemplo, ela desenvolverá as duas línguas simultaneamente e usará o segundo idioma de forma espontânea. Conforme ela cresce, a necessidade do uso da língua deve se fazer presente, e o professor deve estimular e promover o discurso para que o aprendizado seja efetivo. Ao longo de sua vida escolar num ambiente bilíngue, ela será capaz de se expressar tanto oralmente como através da escrita usando a segunda língua. Portanto, o bilinguismo pode ser uma ferramenta importante no desenvolvimento infantil, auxiliando a formação de forma global e trazendo mais benefícios aos aprendizes de uma língua estrangeira.

Por Renata Salvador Domingues Leal
Professora

Renata Salvador Domingues Leal é bacharel em Turismo, Pedagoga formada há 07 anos e pós-graduada em Psicopedagogia. Trabalha com ensino bilíngue desde 1998 com atuação em renomadas escolas bilíngues e está desde 2006 na Builders. Participou de workshops e congressos internacionais de formação e treinamento. Realizou curso de extensão na St. Giles University, Inglaterra, em 2013.

Fontes:
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3322418/
www.theatlantic.com/science/archive/2016/02/the-battle-over-bilingualism/462114/
www.wired.com/2016/02/being-bilingual-changes-the-architecture-of-your-brain/
www.theatlantic.com/education/archive/2016/08/the-new-bilingualism/494489/

Food for Thought – Geladeira de Livros

Tivemos uma ideia, pegar geladeiras velhas, que seriam descartadas, demos uma arrumadinha, adesivamos e enchemos de livros, doados pelas familias dos alunos.

Assin nasceu o Projeto Food for Thought – Geladeira de Livros

Um jeito legal de ter uma biblioteca disponível a qualquer hora. Agora as geladeiras que seriam descartadas como lixo ganharam nova utilidade: conservar e armazenar histórias e promover a leitura.

Workshop LEGO® SERIOUS PLAY®

Os membros da Oebi participaram de um Workshop sobre Liderança Positiva no Contexto Escolar com a utilização da metodologia LEGO® SERIOUS PLAY®.
Foram discutidos aspectos relevantes desta liderança, os desafios encontrados no dia-a-dia e com a coparticipação do grupo buscaram soluções criativas.

O workshop desenhado com a metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® proporciona através de experiências e vivência muito significativas, o compartilhamento, a reflexão e a construção de conhecimento, focado em desafios reais através do que chamamos de “hard fun.”

IMG_6473IMG_6483IMG_6485

Bilingualism and L2 acquisiton com Marcelo Marrcelino

Aproveitamos o período de férias escolares para proporcionar aos professores das escolas da OEBi uma agradável manhã para conversar sobre o desenvolvimento da linguagem na infância e aquisição de uma segunda lingua.
A palestra foi na Builders e teve a presença de mais de 40 professores de todas as escolas OEBi.
Marcelo Marcelino é PHD em Linguística pela UNICAMP, MA em linguística aplicada e BA em Língua inglesa e literatura pela PUC-SP.

FullSizeRender_1

FullSizeRender_2

FullSizeRender_6

6º Sports Festival OEBi – 2016

Há 06 anos, a Oebi promove o evento esportivo “OEBI Sports Festival” com as escolas associadas da organização. Este evento tem como objetivo promover a importância do esporte na formação dos alunos e do seu papel na conquista de diversos objetivos educacionais, entre os quais se destacam:

  • Estímulo ao desenvolvimento do esporte no contexto escolar;
  • Integração entre alunos de diferentes escolas bilíngues;
  • Descoberta de novos talentos esportivos;
  • Promoção da inclusão social;
  • Participação em um evento esportivo que privilegia a confraternização.

As atividades planejadas destacam a essência lúdica dos jogos. “Tolerance, respect, teamwork, fairplay, cooperation, friendship, and fun” são as palavras que norteiam o evento!
Este ano, os jogos aconteceram no mês de setembro no Clube Helvetia, com participação de aproximadamente 700 alunos das escolas Amazing School, be.Living, Builder’s, Integration School, Kampus, Kindy e My School.