A busca por uma escola requer organização, afinal envolve várias visitas e mobiliza uma família inteira. Essa organização pode começar com a criação de uma lista com todos os critérios importantes para os responsáveis.

Confira os itens que não devem faltar na hora da escolha

1 – Proposta pedagógica

Nem toda escola é adequada para todo perfil de aluno e família. Avalie: você concorda com o modelo educacional e os valores que a escola promove? Temas fundamentais para a cidadania, como sustentabilidade e respeito, são abordados? Há um projeto socioemocional sólido?

2 – Qualidade do ensino

Atenção à formação dos professores, diversificação do currículo, inovação nos espaços físicos e na forma como a tecnologia é inserida nas atividades em sala. Busque referências com outras famílias que tenham crianças matriculadas na escola.

3 – Ensino bilíngue

O aprendizado de línguas influencia positivamente a formação cerebral, estimulando a criatividade, o raciocínio lógico e o desempenho em atividades de memória e atenção.

4 – Parceria escola e família

A escola estimula a participação da família na rotina escolar? Além das reuniões, quais outros espaços de troca de experiências e conhecimento são oferecidos? Como a escola se comunica com as famílias?

5 – Localização e segurança

A logística é importante, especialmente em grandes cidades. A escola também deve ter cuidados com a segurança dos alunos, como controle do acesso de estranhos e processos para atendimento em casos de emergência.

6 – Ambiente acolhedor

Como você se sentiu? O atendimento foi cordial e respeitoso desde a porta de entrada? Como parece ser o relacionamento entre as pessoas? Boas escolas constroem ambientes em que as pessoas se respeitam.

7 – Espaço físico

As salas de aula precisam ser confortáveis, arejadas, com boa luminosidade e acústica adequada. Todo o ambiente deve ser organizado, garantindo o bem-estar de todos.

8 – Preço

Todos os critérios anteriores devem estar alinhados com o seu orçamento, caso a opção seja uma escola particular. Lembre-se de que, além da mensalidade, há gastos com material, atividades extras e outros, mas que também o investimento na primeira infância é a estratégia mais eficaz para o crescimento econômico, de acordo com James Heckman, Nobel de Economia.
Até os 5 anos de idade, o cérebro é mais maleável e a cada segundo faz cerca de 1000 novas conexões. É mais fácil incentivar habilidades cognitivas e de personalidade – atenção, motivação, autocontrole e sociabilidade – necessárias para o sucesso na escola, saúde, carreira e na vida.

Garantir o futuro das crianças, investindo naquilo que realmente importa, deve ser prioridade para pais e responsáveis. Sempre buscando o bem-estar das crianças em um ambiente saudável e que propicie o seu desenvolvimento como um cidadão completo.

Escola responsável: Builders Educação Bilíngue

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *