Blog

A nova rotina familiar em tempos de pandemia

Muitas famílias estão enfrentando agora a difícil tarefa de conciliar a rotina de trabalho (para muitos, de casa) com as crianças (também em casa!) e de assumir os papeis de cuidador e educador ao mesmo tempo, de forma integral. É, sem dúvida, uma virada brusca de rota para pais e mães, mas também para crianças, que estão vendo seu dia a dia virar de cabeça para baixo. Continuar lendo “A nova rotina familiar em tempos de pandemia”

Espaços flexíveis na escola: afinal, o que isso significa?

Iluminação, acústica, disposição dos móveis, cores, organização espacial… o que tudo isso tem a ver com educação? O super bem-sucedido sistema educacional da Finlândia, por exemplo, possui o mantra: “uma arquitetura melhor contribui para uma melhor experiência escolar”. Nos últimos anos, o termo classroom design tem ganhado força apoiado por pesquisas que mostram o impacto significativo que o espaço de aula exerce sobre o progresso acadêmico das crianças. Continuar lendo “Espaços flexíveis na escola: afinal, o que isso significa?”

OEBi IX Sports Festival

Esta semana acontece a 9ª edição do OEBi Sports Festival, uma grande celebração com as escolas bilíngues associadas. Mais de 1000 crianças, que irão participar entre os dias 20 e 28 de maio desta grande celebração, aprendendo e valorizando 5 importantes princípios: friendship, tolerance & respect, teamwork, Fairplay, cooperation & fun = ) Continuar lendo “OEBi IX Sports Festival”

O que é mindfulness e o que ele tem a ver com as crianças?

Em fevereiro deste ano, o governo britânico anunciou a implementação de um amplo estudo sobre o bem-estar de estudantes a partir da prática do mindfulness, que passa a integrar o currículo de pelo menos 370 instituições de ensino. O objetivo desta iniciativa é reduzir os níveis de estresse e ajudar crianças e adolescentes a lidar com sentimentos e desafios. Continuar lendo “O que é mindfulness e o que ele tem a ver com as crianças?”

Sustentabilidade na escola

Sustentabilidade é um conceito com sentidos amplos, que pode e deve estar presente tanto nas práticas educacionais como na gestão das escolas. Quando nos perguntamos sobre que mundo queremos para o futuro de nossas crianças, acreditamos que essa não pode ser uma questão retórica: esse mundo deve ser construído por meio das experiências que meninos e meninas vivem ao longo de sua escolaridade. Continuar lendo “Sustentabilidade na escola”

OEBi fecha parceria com Instituto Fazendo História

A Organização das Escolas Bilíngues (OEBi) fechou uma importante parceria com o Instituto Fazendo História (IFH), organização não-governamental que atua há mais de 10 anos no desenvolvimento de crianças e adolescentes que vivem em abrigos. Hoje em São Paulo existem cerca de 180 abrigos. O IFH está presente em 70 desses abrigos e conta com o auxílio de aproximadamente 800 voluntários. Continuar lendo “OEBi fecha parceria com Instituto Fazendo História”

A criança, a primavera e a percepção do tempo

Com a chegada da primavera o entorno se colore e se perfuma com as flores. Os pássaros cantam preenchendo o dia com sua melodia. E as crianças saltitam com alegria a brincar nos dias agradáveis de primavera. Todos sentem a chegada da primavera com alegria depois do inverno que tipicamente tem clima que traz maior recolhimento. Continuar lendo “A criança, a primavera e a percepção do tempo”

Férias escolares e volta às aulas

O período de férias escolares muitas vezes é encarado pelas famílias como um momento desafiante, no qual tentam conciliar o trabalho, os cuidados com a criança e atividades de lazer e descanso para a família toda. Algumas famílias não conseguem fazer o período de férias do trabalho coincidir com o período de férias da escola, especialmente pelo fato da criança ter férias duas vezes por ano, enquanto os adultos têm apenas 30 dias. Continuar lendo “Férias escolares e volta às aulas”