Não há dúvida que a melhor fase para se aprender inglês é a infância, pois o cérebro da criança ainda está em desenvolvimento e consegue assimilar o conhecimento de forma mais rápida. Além disso, os pequenos têm mais facilidade para absorver a pronúncia, ao repetir o que ouvem. Sendo assim, o processo de aprendizagem ocorre naturalmente e não existe o risco, como alguns pais ainda imaginam, dos filhos confundirem o ensino da língua materna.

Vale destacar que aprender inglês desde cedo contribui para que a criança desenvolva maior capacidade de transitar entre tarefas, mantendo o foco e melhorando o desempenho na resolução de problemas. Hoje em dia, existem muitos recursos que facilitam esse aprendizado e as escolas bilíngues têm papel fundamental por promoverem a imersão e o aprendizado integral do segundo idioma.

Conheça 5 dicas para ajudar as crianças a aprender inglês

1 – Assistir desenhos em inglês

Os desenhos animados fazem parte da rotina de muitas crianças e essa prática, além de proporcionar entretenimento, também pode ser educativa. Dessa forma, elas aproveitam o momento ouvindo música e diálogos básicos em inglês repetindo algumas palavras, o que pode contribuir para melhorar a compreensão. Assim, a criança também vai se acostumando com uma segunda língua sem parecer algo obrigatório.

2 – Incentivar a leitura

Atualmente, as livrarias contam com uma diversidade de livros infantis em inglês e o hábito de ler em outro idioma traz inúmeros benefícios, como melhorar a escrita e ampliar o conhecimento. Mas é importante escolher livros que sejam adequados para a idade e o nível de compreensão da criança. Conforme o tempo passa, pode-se aumentar o grau de dificuldade, oferecendo livros com mais texto.

3 – Colar etiquetas pela casa e fazer um varal de palavras

Essa é uma estratégia simples e muito eficiente que pode ajudar na absorção do novo idioma no dia a dia. A ideia é espalhar pela casa etiquetas coloridas ou post-its com o nome do objeto correspondente, como, por exemplo, na mesa, “table”, no copo, “glass”, no espelho, “mirror” e assim por diante. Outra dica é fazer um varal de palavras para ficar na porta ou na parede do quarto e substituí-las ao longo do tempo, sempre respeitando o nível de compreensão da criança.

blog aprender inglês ciências

4 – Fazer brincadeiras

Um dos aspectos fundamentais na aprendizagem infantil é o fator lúdico, que contribui para a melhor assimilação do conteúdo apresentado. Assim, as brincadeiras que estimulam o contato com o inglês também têm papel importante no ensino. Existem várias opções, como a amarelinha, para treinar os números, massinha colorida, para memorizar as cores, entre outras.

5 – Interagir com o uso de palavras do cotidiano

Para ajudar na prática do inglês, vale também conversar com a criança sobre o que ela está aprendendo na escola. Esse tipo de contato é parte importante do processo de aprendizagem e ao interagir com a criança – falando sobre animais, frutas, roupas, por exemplo – os pais ajudam na assimilação do segundo idioma.

Essas dicas ajudam a criança aprender inglês, pois estimulam a exposição à segunda língua de forma mais natural. Músicas ou aplicativos de jogos de idiomas também são educativos e a tecnologia pode ser uma ferramenta para auxiliar no acesso online a diversos idiomas e ao mundo inteiro.

 

Escola responsável: SEE-SAW Escola Bilíngue

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *