“Como é do conhecimento de todos, iniciamos agora em maio a gestão da OEBi para o triênio 2022/24. Estamos confiantes no êxito dessa jornada. Mas o sucesso dessa gestão vai depender sempre do apoio imprescindível de todas as escolas associadas. Só assim poderemos avançar e fazer com que nossa Associação alcance o ponto mais alto possível em termos de prestígio, excelência, credibilidade e prestação de serviços.

“Já caminhamos muito desde a criação da OEBi. Ajudamos a quebrar barreiras e a abrir caminhos para o bilinguismo em nosso país. Há 20 anos não tínhamos o grau de aceitação do bilinguismo que temos hoje. Sabemos, no entanto, que a expansão do número de instituições que oferecem ensino bilíngue nem sempre se deu em sintonia com os requisitos de qualidade seguidos pelas escolas OEBi.

“É preciso mudar este estado de coisas. É preciso qualificar o ensino bilíngue no país. A OEBi pode ter, nesse processo, um papel de liderança e de inspiração. Haveremos, para isso, de reunir sólidos argumentos na construção de posicionamentos públicos que ajudem a pautar o debate sobre o ensino bilíngue na sociedade.

“Queremos levar a voz da OEBi para os meios de comunicação, para os gestores públicos, especialmente aqueles que se dedicam à elaboração de normas e resoluções envolvendo o bilinguismo. Temos, afinal, muito conhecimento e sólida experiência para agregar a esse debate público.

“É preciso que a voz da OEBi seja ouvida. Precisamos, nesse contexto, fazer a nossa parte. Organizar e qualificar nosso discurso. Fazê-lo chegar aos jornalistas que cobrem educação, às autoridades que decidem e fazem as leis e as resoluções. Temos conhecimento e experiência para agregar qualidade a esse debate. Somos, certamente, escolas de excelência que muito têm a oferecer aos nossos alunos, às famílias e à sociedade em geral.

“Queremos produzir informação de qualidade que mereça a atenção dos nossos pares, que alcance os gestores públicos, a imprensa especializada e o público em geral. Queremos que a OEBi passe gradualmente a ser chamada a participar de entrevistas quando o assunto for o bilinguismo. Queremos estar presentes nas redes sociais com conteúdo de qualidade que faça jus ao que somos, aos nossos objetivos, princípios e valores.

“Não será uma tarefa fácil. Os resultados não vão brotar do chão como um milagre. Será preciso muito trabalho, resiliência e determinação – qualidades essas que nos mantiveram unidos até aqui e que certamente nos levarão para novas conquistas.

“Gostaríamos de contar com o apoio de todos para o trabalho que agora se inicia e que terá o apoio técnico de profissionais especializados. Vamos em frente com confiança e determinação. Daremos mais notícias nas próximas edições dessa nova newsletter. Até lá!

Kevin Sorger
Presidente da OEBi

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *